Corbélia, nos primeiros anos após emancipação - Década de 1970

1970


Quando Cascavel se emancipou de Foz do Iguaçu na década de 1950, sua região metropolitana incluía territórios que, atualmente, fazem parte de outros três municípios, surgidos entre os anos de 1960 e 1990. Um desses municípios é Corbélia, atualmente com uma população estimada em 17 mil habitantes.

Inicialmente surgindo como um núcleo de povoamento de colonos em busca de solo para a produção de erva-mate, na década de 1940, Corbélia foi declarada como um distrito de Cascavel a partir de uma lei estadual de 9 de outubro de 1957. No entanto, a história do distrito não perdurou muito: apenas quatro anos depois, em 1961, ocorreu a sua emancipação política, tornando-se uma cidade.

Além de Corbélia, da região metropolitana de Cascavel nasceram outras três  importantes cidades do oeste: Braganey, Iguatu e Anahy, esta última sendo a mais recente a conseguir a emancipação, na década de 1990.

O registro, datado da década de 1970, mostra uma cerimônia de entrega de um novo veículo para a Polícia Militar. Ao centro, aparece o então prefeito José Miron Muller.

Fontes: IBGE e Prefeitura de Corbélia / Foto - Acervo de Xico Tebaldi / Acervo Cascavel Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.