O fotógrafo que invadiu o campo - 26 de novembro de 1980

1980


A história do primeiro - e até o momento único - título cascavelense na elite do futebol paranaense carrega elementos únicos, mas que ainda são desconhecidos de grande parte do público. Um dos mais marcantes, por exemplo, é a invasão do fotógrafo Marcos Grutzmacher ao campo durante a partida entre Cascavel EC e Pinheiros, pela fase final do quadrangular do estadual, em 26 de novembro de 1980, no Estádio Ninho da Cobra.

Naquele dia, Grutzmacher estava escalado para fazer a cobertura fotográfica do confronto ao jornal O Paraná, também de Cascavel. A equipe da casa fazia uma campanha extraordinária no torneio e tinha chances de chegar à decisão, caso vencesse o jogo.

No entanto, entre os torcedores havia o temor do árbitro escalado para a partida, Bráulio Zanotto, complicar o cenário, já que ele vinha da capital Curitiba, mesma cidade do Pinheiros. O histórico, na época, era de que os árbitros beneficiavam as equipes da capital nas partidas contra os times do interior. Naquela tarde não foi diferente, na visão da torcida.

Aos 10 minutos do segundo tempo e com o placar em 0 a 0, a reclamação cascavelense com o juiz era geral, até que o fotojornalista invadiu o campo e correu em direção ao árbitro. A Polícia também correu ao gramado e imobilizou o fotógrafo antes que ocorresse uma agressão. Após o episódio, a partida foi interrompida, o que foi melhor para o Cascavel.

O jogo foi remarcado para o dia seguinte, em Toledo, com vitória cascavelense por 3 a 2 e vaga carimbada para a decisão.

Fontes: Acervo de jornal O Paraná / Foto - Acervo de Xico Tebaldi / Acervo Cascavel Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.