O primeiro deputado federal do oeste - 1963

1963


Nascido em Taió, no interior de Santa Catarina, em 16 de junho de 1930, Lyrio Bertoli escolheu o oeste do Paraná para iniciar os estudos e a carreira profissional. Formado em Contabilidade pela Escola Técnica Rio Branco, em Cascavel, também se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná. 

Após se estabelecer em Cascavel, Bertoli teve sua primeira experiência na política aos 32 anos de idade, quando elegeu-se deputado federal pelo Arena, em 1962. Ele assumiu o primeiro mandato em 1963, tornando-se o primeiro deputado federal eleito pelo oeste do Paraná. 

Defensor da implantação da BR-277 e da Usina Hidrelétrica de Itaipu, Lyrio foi reeleito no pleito de 1967 para o segundo mandato.

Após deixar a carreira política, já na década de 1970,  foi morar em Foz do Iguaçu, onde dedicou-se à administração de empresas, tendo presidido o Banco del Paraná, já na década de 1980. Também foi um dos membros fundadores da Academia de Cultura de Foz do Iguaçu. Bertoli faleceu em Foz do Iguaçu, em março de 2018, aos 88 anos.

Fontes: Câmara dos Deputados / Rádio Cultura de Foz do Iguaçu / Acervo Cascavel Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.