Um cascavelense e inventor - 1971

1971


Maurício Lorensini nasceu no interior de São Paulo, em 1924. No fim dos anos 1960, aquele paulista mudou-se para Cascavel. Passando diariamente despercebido pelas ruas, as pessoas mal imaginavam que aquele homem humilde, na verdade, era um gênio.

Em 1965, em uma oficina de Jundiaí-SP, Lorensini criou o primeiro protótipo de carro elétrico que se tem registro no Brasil. O veículo, construído sobre o chassi de um jeep, era alimentado por baterias de chumbo-ácido convencionais. Nas fases de testes, chegou a atingir 70 km/h.

Infelizmente, a invenção nunca saiu da fase de protótipos, nem recebeu carroceria. No entanto,  a invenção foi o suficiente para inspirar outros experimentos fora do Brasil, como é mencionado na reportagem do jornal Fronteira do Iguaçu, de algum período do ano de 1971, que traz a manchete “O carro elétrico de Lorensini serviu de modelo ao jipe lunar”.

Fontes: Lexicar Brasil / Fronteira do Iguaçu / Acervo Cascavel Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.