Panorâmica da praça do Migrante - Década de 1980

1980


Inaugurada em 14 de novembro de 1977, a praça Florêncio Galafassi, popularmente conhecida como “praça do Migrante”, faz alusão a um dos monumentos ali construídos, um obelisco que carrega as bandeiras de todos os estados do Brasil, como uma forma de homenagear os migrantes que fizeram parte da construção do município.

O projeto arquitetônico da praça, escolhido por meio de um concurso popular, ficou a cargo de uma equipe de arquitetos paranaenses, formada por Joel Ramalho, Leonardo Oba e Guilherme Zamoner. A fotografia, que mostra o monumento já pronto, é do início da década de 1980.

Florêncio Galafassi, que dá nome ao monumento, foi um dos pioneiros de Cascavel. Nascido em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, em 1898, mudou-se  para a capital do oeste em 1948, já aos 50 anos de idade, para administrar uma empresa madeireira. Ele faleceu um ano antes da inauguração da praça, em 1976, aos 78 anos.

Fontes: Catve e Plaza Cascavel / Foto - Acervo de Xico Tebaldi / Acervo Cascavel Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.