Puxando a fila dos campeões - 1980

1980


No antigo Ninho da Cobra, o capitão Moacir puxa a fila dos atletas do Cascavel, todos com faixas de campeão no peito, para celebrar a conquista do Campeonato Paranaense de 1980. Não foi possível precisar o jogo em que esta comemoração ocorreu, uma vez que o torneio 'terminou' nos Tribunais.

1980 marcaria uma das mais especiais - e também polêmicas - edições da história do Campeonato Paranaense. Especial porque marcou a primeira conquista de uma equipe do Oeste do Paraná e polêmica porque foi a primeira e, até o momento, única vez em que duas equipes foram consideradas campeãs do torneio.

O regulamento daquele ano previa 20 equipes disputando a primeira fase, com os oito melhores se classificando para a segunda fase, ambas disputadas em turno único. O quadrangular final reuniria os quatro melhores classificados da segunda fase.

Se classificaram para as semifinais daquele ano Colorado, Pinheiros, Londrina e Cascavel Esporte Clube. Este último, aliás, era um estreante na elite, tendo sido fundado apenas um ano antes, em 1979.

Após Pinheiros e Londrina ficarem pelo caminho, Colorado e Cascavel foram disputar a grande decisão na Vila Capanema, em Curitiba, em 30 de novembro de 1980. O time da capital precisava vencer o Cascavel por cinco gols de diferença para ficar com o título e chegou a abrir 2 a 0 no placar, após o time cascavelense ter dois jogadores expulsos.

Já no segundo tempo e com placar favorável ao Colorado, o Cascavel perdeu outros três atletas por lesão, momento em que o árbitro Tito Rodrigues determinou o fim da partida sem um vencedor oficial.

A partida ficou sob júdice até o dia 12 de dezembro, quando a Federação Paranaense de Futebol (FPF) determinou a divisão do título entre Colorado e Cascavel. 

Na foto, o elenco do Cascavel Esporte Clube que participou de boa parte daquela campanha. Em pé, da esquerda para a direita: Zico, Cuca, Edivaldo Tavares, Valdeci, Rubens Paula e Paulo Soares. Agachados, da esquerda para a direita: Marcos, Paulinho, Moacir, Manoel e Parazinho.

Fontes: Museu da Imagem e do Som de Cascavel e Federação Paranaense de Futebol (FPF) / Foto - Acervo de Xico Tebaldi / Acervo Cascavel Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.